Apresentação do Plano de Segurança para o Carnaval/2024
Publicado em

Na manhã desta segunda- feira (5), o governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou, o plano operacional do Estado para o Carnaval de 2024. A Segurança Pública terá, pela primeira vez na festividade, reconhecimento facial e mais de 12 mil policiais no patrulhamento. O videomonitoramento com reconhecimento facial, atuará na orla da capital, Sambódromo, estações de metrô e Supervia. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), afirmou o governo.

No Sambódromo, além dos drones e videomonitoramento, haverá seis torre de observação com agentes, que ficarão na Avenida Presidente Vargas, e 51 viaturas para ações ostensivas.

O Corpo de Bombeiros terá 10 mil militares de prontidão em todo o estado e 500 só para atuar no Sambódromo, incluindo concentração, passarela e dispersão.

A Operação Lei Seca também será reforçada. Haverá 100 agentes para atuar nas ruas durante o período de folia. No Sambódromo, haverá teste de bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos dos grupos Ouro e Especial. Além das blitzes diurnas e noturnas nas ruas e estradas.

Com o título "Ouviu um não? Respeite a decisão", a campanha para a segurança da mulher também foi intensificada. O aplicativo Rede Mulher, o 190RJ da Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha com 46 viaturas, o programa Empoderadas e o reforço de policiais civis nas 14 Delegacias de Atendimento à Mulher farão parte das estratégias do governo.