16 de Julho - 57º Aniversário da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar
Publicado em
16-07-2020

A Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional parabeniza a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar pelo seu 57º aniversário. 
Criada pelo Decreto nº 30, de 16 de Julho de 1963, tendo como primeiro comandante o Cap PM Paulo da Rocha Monteiro, tem como missão específica a manutenção da segurança física do Palácio Guanabara, bem como das residências oficiais e particulares do Governo do Estado.
A Unidade histórica atuou em defesa do Palácio Guanabara em diversas situações e situa-se no prédio edificado com a finalidade de alojar a Guarda Presidencial, quando no Palácio Guanabara residia o Exmo. Sr. Presidente da República Federativa do Brasil.
No curso de sua existência foram concluídos dez Cursos de Formação de Soldados da Polícia Militar realizados nos anos de 1996, 1998, 2000, 2001, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2014 em sua sede. 
Como símbolo, possui os gansos brancos, os mesmos que salvaram Roma dos Gauleses, tomados pela História como símbolo de defesa, vigilância e guarda.
Seu atual Comandante é o MAJ PM Rogério Antônio MACÊDO de Oliveira, a quem a Subsecretaria Militar do GSI parabeniza pela excelência da execução de seu trabalho e pela forma excepcional que conduz sua tropa, e agradece pela parceria e presteza com que sempre atende as demandas palacianas, sendo um grande colaborador na segurança de nossas autoridades, tendo total confiança desta Subsecretaria em suas tomadas de decisão relacionadas à proteção dos Palácios Laranjeira, Guanabara e da Ilha de Brocoió.