13 de Maio: 213 Anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Publicado em
Fotos
13 de Maio: 213 Anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Em 13 de maio de 1809, data natalícia do então Príncipe Regente D. João, foi criada pelo mesmo a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia, concepção esta evidenciada através do Brasão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), que contém a sigla “GRP” (Guarda Real de Polícia).

Com extremo orgulho e certeza do fiel cumprimento de suas diversas missões, a PMERJ há mais de dois séculos vem defendendo os interesses da sociedade e garantindo a manutenção da lei e da ordem, mesmo que muitas vezes seu empenho diuturno, em prol da excelência dos serviços prestados, não seja reconhecido pela sociedade a qual o seu efetivo, até mesmo com o sacrifício de sua própria vida, busca defender.

Neste momento pós pandêmico, com o desagravo ocasionado em razão de uma crise financeira, econômica e moral, de abrangência mundial, a instituição segue em seu incansável labor, ainda que muitas vezes não percebido pela população... Afinal de contas, concorre para agravar a pouca visibilidade das iniciativas policiais ordinárias, a falsa noção de que as ações da PMERJ concernem única e exclusivamente à repressão ao crime, uma vez que as consequências e o impacto do policiamento preventivo não são mensuráveis em boa parte dos casos, pois, como notificar um assalto abortado porque havia policiamento nas proximidades? Como registrar um homicídio não concretizado, por conta de uma viatura que passava pelo local no exato momento em que seria consumado? Como contabilizar um estupro que não chegou a acontecer porque alguém gritou “Polícia!”?

A Casa Militar do RJ, que conta em seu efetivo com Bombeiros Militares e Policiais Militares oriundos da gloriosa PMERJ, nesta data parabeniza a Polícia Militar do Estado de Janeiro e, consequentemente, cada um dos que compõem as sua honrosas fileiras, homens e mulheres que seguem firmes em sua missão, treinados e forjados para atuar em condições adversas de terreno e situação. 

Honrar nosso juramento tem sido a nossa meta, cuidar e defender a sociedade nosso objetivo!