A Casa Militar do RJ (CMilRJ) promoveu, no último dia 17 de novembro, uma solenidade de tripla celebração: formatura do 21º Curso de Proteção de Autoridades (21º CPA) e o aniversário de 67 anos da Instituição, marcado pela outorga de sua mais alta condecoração, a Medalha do Mérito da Casa Miltar.
🎓 Formatura: uma turma de alto nível
O curso, que durou 6 (seis) intensas semanas (totalizando 334 horas/aula), foi concluído com êxito por todos os 22 alunos que iniciaram a jornada, demonstrando o alto padrão de excelência da turma.
• Alcance Nacional: A relevância do curso mais uma vez ultrapassou as fronteiras estaduais, contando com participantes de Casas Militares de São Paulo, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Distrito Federal, além de militares do Rio de Janeiro e um representante da Força Aérea Brasileira, reforçando a difusão da doutrina.
• Contribuição Doutrinária: Os formandos se destacaram pela elaboração de uma "Nota Técnica voltada para verificação da eficiência do uso ou não de pasta balística, no desempenho da proteção de dignitários". Essa iniciativa inovadora será publicada em revista eletrônica, traduzindo o conhecimento em subsídios concretos para a área de Proteção de Autoridades.
O 21º CPA consolidou a CMilRJ como referência nacional na capacitação de segurança pessoal e orgânica e, em face disto, expressamos profunda gratidão às famílias dos formandos, aos órgãos e instituições de apoio, especialmente à equipe da Divisão de Capacitação Técnica desta Casa e aos instrutores (internos e externos) pela dedicação incansável e profissionalismo, essenciais para o elevado nível do curso.
🏅 67 Anos e a Outorga da Medalha do Mérito
A solenidade também foi palco da comemoração dos 67 anos da CMilRJ, com a outorga da Medalha do Mérito da Casa Militar.
• Reconhecimento: A honraria é conferida a autoridades civis e militares que apoiam de forma zelosa e contínua a CMilRJ, garantindo a solidez para o cumprimento de nossas atribuições.
• Valorização Interna: A Medalha também reconhece os militares estaduais da Casa que, por longos anos de serviço dedicado, prestam trabalhos de inestimável excelência e ajudam a enaltecer o nome da Instituição.
A tripla celebração reforça os votos de lealdade, profissionalismo e dedicação de nossa Casa Militar aos seus protegidos e à sociedade.
