21 de Abril - Homenagem a Joaquim José da Silva Xavier –Tiradentes – Patrono Mártir das Polícias Militares do Brasil e Patrono Cívico da Nação Brasileira
Publicado em
21-04-2020

tiradentesA Subsecretaria Militar do GSI, presta sua homenagem no dia de hoje ao Patrono das Polícias Militares de todo o Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, homenageando desta forma a toda tropa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 
Assim como Tiradentes se imortalizou como um dos maiores heróis nacionais, que pagou com a própria vida por ter lutado contra a opressão e a injustiça para conquistar a liberdade, homens e mulheres da Polícia Militar, também são os heróis do cotidiano que muitas vezes entregam suas próprias vidas na luta diária em defesa da paz e da democracia.
A Subsecretaria Militar também presta sua homenagem aos companheiros de farda que se foram como verdadeiros heróis nacionais, assim como Tiradentes e tantos outros combatentes anônimos que deram a vida por um país melhor.
No dia 21 de abril, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realiza anualmente o tradicional e emocionante desfile cívico-militar em homenagem a Tiradentes e também em homenagem aos Oficiais promovidos nesta data, na escadaria frontal da ALERJ, onde se encontra a estátua de Tiradentes, por ter sido o local onde o mesmo fora mantido preso por três anos antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.
Este ano, devido às restrições sanitárias necessárias para o combate ao COVID-19, lamentavelmente tal desfile não será realizado, porém não devemos esquecer nossas bandeiras, nossas canções e marchas que formam um conjunto de símbolos que preservam e fortalecem nossas tradições. Estes são ingredientes necessários para nutrir o nosso inalienável respeito à disciplina e à hierarquia da vida militar. 

Viva Tiradentes !

Viva o seu ideal de liberdade !